É cada vez mais comum encontrarmos empresas, casas e até mesmo instalações em vias públicas que adequaram seus projetos luminotécnicos para um sistema de iluminação solar.
No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre este tipo de modelo de iluminação, desde o funcionamento até às vantagens obtidas.
Para responder todas as questões que envolvem a iluminação solar, preparamos esta matéria especial. Continue a leitura e confira!
Respondendo tudo sobre a iluminação solar
O que é?
É a iluminação gerada por meio da energia solar, sendo esta energia captada por painéis solares ou pelo adaptador e corrente elétrica chamado inversor solar, e transformada em eletricidade.
Como funciona o sistema de energia solar?
Os painéis solares são formados por dezenas de células fotovoltaicas que realizam um processo em que a luz solar é convertida em energia elétrica a partir do efeito fotovoltaico.
Nesse processo, a corrente elétrica passa por uma estrutura formada por materiais semicondutores e recebe a exposição de fótons (partículas de energia) derivados da radiação eletromagnética, ou seja, da luz.
O material semicondutor mais utilizado para a composição desses painéis é o Silício.
Benefícios da iluminação solar
A energia elétrica derivada dos raios solares, portanto, se trata de um tipo de energia limpa, renovável e sustentável. Graças a essas características, a iluminação solar gera os seguintes benefícios:
- Redução de custos com manutenção
- Diminuição dos gastos com energia elétrica convencional
- Maior vida útil dos aparelhos elétricos
- Não emite poluentes
- Por ser derivada de uma fonte de energia inesgotável e gratuita, as chances de interrupção da energia elétrica são quase nulas
Agora que você já sabe todas as principais informações sobre os diferentes métodos de iluminação, os seus funcionamentos e suas principais características e vantagens, fale com a Ibilux.
A preocupação com a sustentabilidade faz parte de nossa rotina de trabalho e marca presença em nossos processos e na criação de novos produtos.